sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Grito dos Excluídos leva milhares às ruas


Neste ano, atividade aconteceu em conjunto com a campanha do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra 
No Dia da Independência, 7 de setembro, entidades dos movimentos social e sindical saíram às ruas para participar da 16ª edição do Grito dos Excluídos. O tema escolhido para este ano foi “A vida em primeiro lugar, onde estão os seus direitos”.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização em três sentidos: denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
A manifestação no RS partiu do Largo Glênio Peres, percorreu as ruas do centro de Porto Alegre e terminou no início da tarde, no Espelho d’água, no parque da Redenção. A 16ª edição do Grito dos Excluídos resgatou as condições reais e efetivas da vida, denunciando todas as formas de injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantado em nosso país, que causa a destruição e a precarização da vida do povo e do planeta.

Estiveram no Grito dos Excluídos em Porto Alegre os pós-noviços freis Carlos A. e Darlan.

Parte da Mensagem do site:  http://www.cutsp.org.br/noticias/2010/09/09/grito-dos-excluidos-leva-milhares-as-ruas/view
por: William Pedreira - CUT Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário