quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Partir o pão revela Jesus


O partir o pão revela quem é Jesus e revela ainda toda uma pratica de comunhão que ele pregava e ensinava aos discípulos, pratica esta que veio perpassando toda história até,chegarmos aos tempos atuais.
Lucas diante de uma comunidade marcada pela desigualdade social, de uma cultura
marxista e preconceituosa, escreve o Evangelho voltado principalmente para estes, para osexcluídos de seu tempo, para todos (as) cristãos (ãs) que viessem a ler, seus escritos a quem ele carinhosamente chama de Teófilo.
Numa sociedade desigual é evidente que muitas pessoas passam varias necessidades, principalmente de pão, comida. Por isso Lucas tem a sensibilidade de apresentar um Jesus que se deixa reconhecer ao partilhar o pão (Lc 24).

Lucas nos apresenta um Jesus que está sempre a caminho, mas que para, para sentar-se a mesa com os Seus. Partilhar o pouco que se tem, como no milagre da multiplicação dos pães, a ceia pascal, e a perícope dos discípulos de Emaús. Aliás, Lucas é o único dos evangelistas que trás a perícope, narrando uma das mais belas experiências feita com o ressuscitado da bíblia.
Esta experiência marcou profundamente a vida de um casal de discípulos, que voltavam de Jerusalém para Emaús. A tristeza era visível nos rosto de cada um deles, tudo aquilo que eles acreditavam e sonhavam, foi-se por água abaixo. O libertador do povo ainda não chegou. É neste contexto que Jesus ressuscitado se aproxima e faz caminhada com eles. E num processo catequético, formativo, passando pela realidade dos discípulos e pela palavra de Deus vai tentando abrir os olhos dos deles. No entanto é no partir o pão, no gesto concreto que os discípulos o reconheceram.
O reconhecimento deve levar o discípulo (a) à ação. “Eles se levantaram e voltaram
para Jerusalém” o voltar a Jerusalém significou um novo recomeço para eles. Foi ai que eles encontraram a comunidade reunida em torno de um mesmo acontecimento. “Realmente Ele ressuscitou”.
Embora que hoje, vivamos num contexto de desigualdade, a partilha e a comunhão de vida são elementos fundamentais para comunidade cristã. Os documentos da Igreja desde o Vaticano II até Aparecida afirmam que a comunidade só tem fundamento seguro quando vive e celebra a Eucaristia no seu dia a dia. Ela se torna capaz de superar as desigualdades e promove a vida. Faz da comunidade uma comunidade mais humana e fraterna, onde o próprio Cristo se deixa reconhecer na partilha, na esperança do povo, no desejo de ser discípulo (a) de Jesus, para que nele, por ele a vida se manifeste.
Enfim, Jesus nos convida para caminhar com Ele, partilhar as nossas experiências,
aflições e conquistas. Quer se colocar a nossa mesa, mesa da comunidade, mesa da esperança. Para que no partir do pão ele possa ser reconhecido.

Frei Luciano de S. Santos

Um comentário:

  1. Lendo os textos do blog, sinto falta das aulas de religião, hoje a religião esta fora dos currículos escolares e nossas crianças tem a benção de ter pessoas que as leva ao caminho de Deus. Pessoas como vc Luciano que faz a diferença neste mundão!!!

    Parabéns pelo seu trabalho!!

    ResponderExcluir