quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Missões populares Canoas - RS


Este domingo, 17 de Outubro, a Rede de Comunidades Sagrado Coração de Jesus, Bairro Harmonia, Canoas-RS, recebeu os 20 Missionários que irão participar da Semana Missionária. A Missa de envio, 19h, dos missionários, para as 16 comunidades foi marcada com muitos símbolos e a presença de lideranças das comunidades que vieram buscar os missionários para levá-los às suas comunidades.
A Comunidade N. Sra. de Fátima, Rua da Barca, Bairro Santo Operário, as 20h30min, com muitos cantos de acolhida e de animação acolheu a participação, aproximadamente, de 95 pessoas.
Esta foi agraciada com a presença do Missionário Fr. Luciano, que o recebeu com muita alegria e entusiasmo. Na partilha da Palavra Lc 4,14-21, Fr. Luciano destacou: “As Santas Missões Populares tem o objetivo de tocar o coração das pessoas, para que ela possa ser missionário, missionária.
A pessoa com suas atitudes têm o poder de transformar o outro, a família, a comunidade, a realidade”.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

30ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida - Mathias Velho - Canoas - RS

Aproximadamente 8 mil pessoas participaram da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (12 de outubro) no Bairro Mathias Velho - Canoas - RS. Esta manifestação de fé em homenagem a "Mãe de Deus" e do "povo brasileiro" seguiu pela Avenida Rio Grande do Sul e encerrou com missa e confraternização no salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Esta romaria está completando 30 anos de caminhada. Pessoas das 14 Comunidades Eclesiais de Base, "Povo de Deus", a caminho de "um outro mundo possível" testemunharam sua fé, como por exemplo, a aposentada Terezinha da Rosa Martins, de 55 anos que relatava: “Nossa Senhora sempre me deu forças para enfrentar as situações mais difíceis, como a doença do meu marido. Ela sempre ouve as minhas preces”.
Foto: Patrícia Araujo (Prefeitura Municipal de Canoas)
Durante a caminhada houve diversos momentos de oração: Na Praça Rio Grande realizou-se uma parada para o momento de acolhida da "Colcha de Retalhos", representando as 14 Comunidades Eclesiais de Base; logo em seguida, no momento do "Glória" foi colocado a estampa de "Nossa Senhora da Conceiçao Aparecida" e, depois foi proclamada a "Palavra de Deus" (Est 5, 1b-2; 7,2b-3). A romaria prosseguiu pela Avenida Rio Grande do Sul, onde diversas pessoas somaram força nesta espiritualidade cristã. Numa metáfora cosmológica, diríamos que Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a lua solidária com seus filhos nos momentos de sofrimentos que aponta para o Sol da Ressurreição: Jesus de Nazaré. Ela é o modelo original do ser humano que se abre a Deus e se deixa enriquecer por ele, o modelo original da comunidade que crê. O mesmo desejo de Ester que, certamente, é o mesmo de Maria, deve ser o de cada pessoa que tem fé: "Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo".
foto: Jornal Correio de Notícias (fonte:http://www.jornalcorreiodenoticias.com.br/noticia.asp?id=3938)

sábado, 9 de outubro de 2010

Freis do Mato Grosso abençoam no dia de São Francisco

Freis do Mato Grosso celebram São Francisco de modo diferente:
Os freis Gilceu, Hélio, Kellycio, Valdir e Natalino, que atuam na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no Seminário Santa Terezinha em Tangará da Serra, celebraram de modo diferente o dia de São Francisco de Assis.
Vestindo seus hábitos, os cinco frades deram  bênçãos individuais na praça da Igreja Matriz.

Em princípio, a expectativa seria de pouca participação, já que este evento se realizaria pela primeira vez. No entanto, para  surpresa, mais de 2.400 pessoas buscaram a bênção dos capuchinhos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novos pós-noviços e os noviços que iniciam a caminhada

No dia de São Francisco de Assis, em Marau/RS foi celebrada os primeiros votos de oito noviços, que completaram seu ano de noviciado. Entre eles se encontrava os freis Juliano e Josefá, ambos da vice-província do Brasil Oeste São Francisco. A família do frei Juliano é do Mato Grosso e a do frei Josafá é do Acre. Foi  uma celebração muito bonita, que durou em torno de duas horas, onde o provincial da Província do Rio Grande do Sul, frei Alvoro Mores acolheu os primeiros votos dos oitos novos freis.

Na mesma celebração, deu a entrada no noviciado em Marau/RS, tendo como mestre o frei Sergio DalMoro, mais quinze noviços, entre eles quatro são da vice-provincia Brasil Oeste, os desejamos uma boa caminhada e que Deus vos ilumine. Paz e bem.