quarta-feira, 13 de outubro de 2010

30ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida - Mathias Velho - Canoas - RS

Aproximadamente 8 mil pessoas participaram da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (12 de outubro) no Bairro Mathias Velho - Canoas - RS. Esta manifestação de fé em homenagem a "Mãe de Deus" e do "povo brasileiro" seguiu pela Avenida Rio Grande do Sul e encerrou com missa e confraternização no salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Esta romaria está completando 30 anos de caminhada. Pessoas das 14 Comunidades Eclesiais de Base, "Povo de Deus", a caminho de "um outro mundo possível" testemunharam sua fé, como por exemplo, a aposentada Terezinha da Rosa Martins, de 55 anos que relatava: “Nossa Senhora sempre me deu forças para enfrentar as situações mais difíceis, como a doença do meu marido. Ela sempre ouve as minhas preces”.
Foto: Patrícia Araujo (Prefeitura Municipal de Canoas)
Durante a caminhada houve diversos momentos de oração: Na Praça Rio Grande realizou-se uma parada para o momento de acolhida da "Colcha de Retalhos", representando as 14 Comunidades Eclesiais de Base; logo em seguida, no momento do "Glória" foi colocado a estampa de "Nossa Senhora da Conceiçao Aparecida" e, depois foi proclamada a "Palavra de Deus" (Est 5, 1b-2; 7,2b-3). A romaria prosseguiu pela Avenida Rio Grande do Sul, onde diversas pessoas somaram força nesta espiritualidade cristã. Numa metáfora cosmológica, diríamos que Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a lua solidária com seus filhos nos momentos de sofrimentos que aponta para o Sol da Ressurreição: Jesus de Nazaré. Ela é o modelo original do ser humano que se abre a Deus e se deixa enriquecer por ele, o modelo original da comunidade que crê. O mesmo desejo de Ester que, certamente, é o mesmo de Maria, deve ser o de cada pessoa que tem fé: "Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo".
foto: Jornal Correio de Notícias (fonte:http://www.jornalcorreiodenoticias.com.br/noticia.asp?id=3938)


A Romaria culminou-se com a "Celebração Eucaristica" presidida por Pe. José Bonifácio Shimidth, vigário episcopal do Vicariato de Canoas. Logo em seguida houve, bençãos individuais para as pessoas presentes na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Portanto, Maria é a aquela que serve o vinho do amor, que é o Deus-Trindade, a todas as pessoas que desejam saboreá-lo com fé. Em outras palavras,isto se resume na canção do cantor e compositor, Zé Vicente, "Teu nome, ó Maria":
1. Como é bonito teu nome, ó Maria / cantando a vida, quanta alegria. Como é bonito teu nome, ó Maria / cantando a vida, quanta alegria. No teu nome o nome de cada mulher / que na vida busca sempre o que Deus quer. (bis) Como é bonito teu rosto, ó Maria, / Paz e ternura, luz irradia. 2. Nos teus olhos todo jovem pode ver / a certeza do futuro renascer (bis) /: Como são lindas tuas mãos, ó Maria / porta-estandarte da estrela guia :/ 3. Uma mão pra consolar quem está chorando / e a outra encorajar quem está lutando (bis) /: Como são belos os teus pés, ó Maria / descendo os montes, paz anuncias :/ 4. Companheira mais fiel deste meu povo / nos caminhos do amanhã, do mundo novo (bis) /: Como é bendito teu ventre, ó Maria / trazendo o fruto da profecia :/ 5. Quem na vida ao amor se faz fiel / é profeta do Divino Emanuel (bis). Como é bonito te ver, ó Maria.

Postado por: Hélio Meireles Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário