quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dois frades 50 anos de ordenação sacerdotal

Frei Carlos Albino Zagonel, atual secretário da vice-província Brasil Oeste (Mato Grosso e Rondônia), arquivista e professos em Cuiabá (MT); e frei Lavir José Secco, vigário paroquial na paróquia de Fátima, em Vacaria (RS).


Frei Carlos nasceu no dia 9 de maio de 1934, em Daltro Filho, Imigrante, filho de Luiz e Oliva Benincá Zagonel. Religioso capuchinho desde 1954, foi ordenado sacerdote, junto com frei Lauvir, no dia 12 de dezembro de 1960 na igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, por dom Edmundo Kunz. Entre suas inúmeras atividades, foi ministro provincial da província do Rio Grande do Sul em dois períodos (1978-81 e 1981-84); coordenador, diretor e primeiro custódio da atual vice-província Brasil Oeste de 1989 a 1999.


Vai celebrar o jubileu no dia 28 de novembro, em Arco Verde, Carlos Barbosa, junto com sua mana, irmã Rosalina Zagonel, da congregação das Irmãs de São José, que completa 50 anos de vida religiosa. “Há 50 anos, no mesmo dia em que fui ordenado padre, minha irmã fez os primeiros votos e não pudemos participar das celebrações um do outro. Agora, passados 50 anos, vamos comemorar juntos”, conta frei Carlos. Irmã Rosalina, atuou a maior parte da sua vida como professora. Desde 1997 está em Rio Grande, trabalhando na pastoral popular.

Frei Lauvir nasceu em Cacique Doble no dia 12 de agosto de 1934, filho de Olinto e Tadea Rissot Secco. Sempre trabalhou na pastoral paroquial, em Vacaria, São José do Ouro, André da Rocha, Fontoura Xavier, dom Pedrito e Santa Maria, no RS; e em Imaruí, Maracajá, Santa Rosa do Sul e São João do Sul, em SC. Está em Vacaria desde 2009. Vai celebrar o jubileu, na paróquia de Fátima, no dia 18 de dezembro.


Marecelino Dezen (Jornal Correio Riograndense)
site: http://www.capuchinhosrs.org.br/index.php?ir=Noticias&action=ler&id_noticia=25320

Nenhum comentário:

Postar um comentário