Foi celebrado com muita alegria o Jubileu de Ouro Sacerdotal do Frei Carlos Albino Zagonel. Mesmo morando atualmente em Cuiabá, a comunidade Católica de Tangará da Serra fez questão de homenageá-lo pelos serviços prestados no município. A celebração eucarística em ação de graças aconteceu no último sábado, 15, na Igreja Matriz e reuniu milhares de convidados.
Como homenagem de toda comunidade, 50 rosas brancas, simbolizando os 50 anos de vida sacerdotal foram entregues ao Frei Carlos por crianças, simbolizando ainda a pureza, amor espiritual, segredo, paz, amor a Deus, humildade e outras qualidades presentes no homenageado. Depois da missa um jantar de confraternização foi servido no salão da Igreja da Vila Alta.
Aos 77 anos de idade, Frei Carlos disse que a data, no sentido bíblico, representa uma retomada, “voltar ao primeiro amor e louvar a Deus por aquilo tudo que foi vivido”, disse, comentando que na vida ele foi protegido por Deus e “só tenho que agradecer por isso”.
HISTÓRICO - No dia 9 de maio de 1934, na comunidade de Arco Verde, interior do município de Garibaldi-RS, nasceu Carlos Albino Zagonel, filho de Oliva Benincá Zagonel e Luiz Zagonel.
Ele, que desde muito cedo se destacava entre seus colegas de aula pela sua intelectualidade acima do comum, escolheu aos doze anos de idade servir a Deus. Ouviu em seu coração uma voz que lhe dizia: "se quiseres me seguir, deixa tudo, toma tua cruz e segue-me".
E assim ele fez. Deixou o conforto e a segurança do seio familiar, o convívio dos irmãos e amigos, e foi para o Seminário dos Freis Capuchinhos em Veranópolis-RS, conviver com estranhos, num ambiente diferente.
Em 1954, aos 20 anos, fez profissão Religiosa na Ordem Franciscana Capuchinha e, em 17 de dezembro de 1960, em Porto Alegre, foi ordenado Sacerdote.
Dada sua grande intelectualidade, foi para Roma aprofundar seus estudos sobre a história da igreja, assunto que ele tanto se dedicara ao longo de seus estudos Teológicos.
Formou-se Doutor em História da Igreja e neste período já assumiu vários cargos, como Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul por dois mandatos, professor de História da Igreja e de Liturgia no Seminário São Lourenço e na Escola de Teologia e Estudos Franciscanos, professor do CEDAC de Várzea Grande-MT, superior da Vice Província dos Freis Capuchinhos Brasil Oeste MT/RO, além de ter trabalho em várias paróquias como Nossa Senhora Aparecida de Cuiabá, Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno-RO, São Cristóvão de Primavera do Leste e Nossa Senhora Aparecida em Tangará da Serra. Hoje, aos 50 anos de vida sacerdotal, exerce função de secretário da Vice Província Brasil Oeste dos Freis Capuchinhos do Mato Grosso e Rondônia, sendo também vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Cuiabá.
fonte: FABÍOLA TORMES / Redação DS - Data do Arquivo: 17/1/2011
site: http://www.diariodaserra.com.br/showtangara.asp?codigo=145889
Nenhum comentário:
Postar um comentário