segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Schola Fratum

O encontro dos formadores dos capuchinhos do Brasil, que está acontecendo em Hidrolândia (GO) desde o dia 17, teve nesta quarta-feira, 19, a assessoria do Frei Mariosvaldo Florentino, membro da Província do Paraná e Santa Catarina e que, atualmente, trabalha no Paraguai como Custódio. O acessor fez alguns apontamentos pertinentes referentes a formacao inicial.
Alguns conceitos de iniciação - conjunto de ritos e ensinamentos orais que mudam a condição religiosa e social da pessoa. Através do rito o indivíduo é inserido num novo status, pois realiza a experiência profunda do "sagrado", onde torna-se responsável com direitos e deveres. Podemos dizer que a iniciação é como uma "recriação".
Antropologicamente, podemos dizer que existem três ritos de iniciação: 1) rito da puberdade - cada sociedade primitiva tem seus ritos de passagem da infância para a vida adulta; 2) rito de entrada em uma sociedade secreta - existe o período de aprendizagem da sociedade secreta que exige um tempo de isolamento que, após a assimilação e vivência, a pessoa faz seu juramento; 3) rito conexo a uma vocação mística - em geral todo aquele que é chamado para tal função teve um comportamento diferente e realizou uma experiência profunda com a divindade. Portanto, no rito cada membro do grupo revive a sua própria iniciação. Contaremos com a acessoria dos Freis Edi, Aldi Crocoli, Rubens e Faustino Paludo, coordenador do Encontro da Schola Fratum.
Estao participando deste encontro pela Vice Província Sao Francisco de Assis - Brasil Oeste (MT e RO) os freis: Reginaldo Casinato, Hélio Aparecido dos Santos, Kellycio Medeiros e Hélio Meireles. Contamos com a presenca do Presidente da Conferencia dos Capuchinhos, Frei Moacir Casagrande e do Frei Ruy Lopes que faz parte da Comissao Internacional de Formacao em nome da Conferencia dos Capuchinhos do Brasil.  Para maiores informacoes confira maiores informacoes no blog da Schola Fratum: scholafratum.blogspot.com


Um comentário: