segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vestibulandos

No dia 05 de dezembro, os pós-noviços Juliano Xavier e Josafá Carvalho Vieira fizeram o vestibular na Faculdade Católica de Rondônia - Porto Velho - RO. Os futuros acadêmicos capuchinhos foram submetidos a uma prova de conhecimentos gerais e a uma redação, cuja temática era: "Saúde e alimentação saudável". Os freis Juliano Xavier e Josafá Carvalho, a partir de 2011, vão estudar o curso de Filosofia e, também irão ajudar na pastoral do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida. O curso de licenciatura em Filosofia tem a duração de 3 anos e seu Objetivo Geral, conforme a Faculdade Católica de Rondônia,  é formar profissionais altamente qualificados para exercer o magistério da Filosofia nos níveis Fundamental, Médio e Superior, bem como para a pesquisa e a produção genuinamente filosóficas. A presença destes confrades serão um impulso missionário para a caminhada do "Povo de Deus". Parabéns confrades pelo esforço intelectual na área filosófica! Com a graça de Deus serão bons filósofos na região amazônica.
Postado por: Hélio Meireles

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Síntese Teológica e Exame de Maturidade Pastoral

No dia 02 de dezembro de 2010, os estudantes, Carlos Rodrigues, Edson Cecchin, Hélio Meireles, Luciano de Souza e Marcelo Monti Bica, apresentaram na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, a Síntese Teológica. A Síntese Teológica é uma representação interpretativa do real. O objetivo geral da Síntese Teológica é proporcionar ao estudante em final de Curso a oportunidade de retornar os estudos teológicos fundamentais de modo articulado. A Síntese Teológica possui dois princípios norteadores: formal e material. O princípio formal é aquele que dar forma a Síntese Teológica. Com efeito, o  fazer teológico do princípio formal é sistemático, hermeneutico, estruturador e criativo. Ele precisa ser abrangente, resistente e operativo, pois ele costura a totalidade do fazer teológico numa perspectiva interpretativa. O princípio material é o arquiteto da Síntese Teológica, enquanto que, o princípio material é o engenheiro da mesma. Numa Síntese Teológica é orientado evitar a linha do tempo, pois temos que ter a capacidade de ordenar o fazer teológico, numa forma de "dança da pericorese". São trabalhadas numa Síntese Teológica as disciplinas sistemáticas: Cristologia, Mariologia, Escatologia e Criação, Eclesiologia, Trindade, Sacramentos e Teologia da Graça. 
O princípio formal, escolhido pelos estudantes da graduação, foi "Comunidade". O princípio material que acompanhou o princípio formal foi "Serviço (Diaconia)". Os estudantes tiveram 20 minutos para exposição da Síntese Teológica. A banca que apreciou o fazer teológico foram os professores: Arno Frelich, Bruno Glaab e Faustino Paludo. Logo em seguida, houve uma rodada de perguntas para os estudantes. Os estudantes num segundo instante foram submetidos ao "Exame de Maturidade Pastoral". Todos foram aprovados no "Exame de Maturidade Pastoral" e pelo esforço que fizeram na construção do fazer teológico ganharam nota 9,0 na Síntese Teologica
Postado: Fr. Hélio Meireles.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

I Grito da Juventude Católica


I Grito da Juventude Católica: Fé, união, alegria e apelos pela paz


Ontem o Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebeu cerca de 500 jovens, no  I Grito da Juventude Católica. Com o lema ´Juventude muito reza, muita luta e muita festa: em marcha contra a violência´, os jovens se reuniram a partir das 13h30. Foi uma tarde de louvor, palestras, apresentações de todos os grupos de jovens da cidade, dez no total, pois neste dia comemoram-se os 25 anos do Dia Nacional da Juventude.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dois frades 50 anos de ordenação sacerdotal

Frei Carlos Albino Zagonel, atual secretário da vice-província Brasil Oeste (Mato Grosso e Rondônia), arquivista e professos em Cuiabá (MT); e frei Lavir José Secco, vigário paroquial na paróquia de Fátima, em Vacaria (RS).


Frei Carlos nasceu no dia 9 de maio de 1934, em Daltro Filho, Imigrante, filho de Luiz e Oliva Benincá Zagonel. Religioso capuchinho desde 1954, foi ordenado sacerdote, junto com frei Lauvir, no dia 12 de dezembro de 1960 na igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, por dom Edmundo Kunz. Entre suas inúmeras atividades, foi ministro provincial da província do Rio Grande do Sul em dois períodos (1978-81 e 1981-84); coordenador, diretor e primeiro custódio da atual vice-província Brasil Oeste de 1989 a 1999.