segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Primeira Profissão Religiosa em Marau - RS

 No próximo dia 4 de outubro oito noviços capuchinhos emitirão seus Primeiros Votos Religiosos

A Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul e as Vice-Províncias do Mato Grosso/Rondônia e da República Dominicana/Haiti sentem-se honradas em convidar para a celebração eucarística, na qual, os frades, que realizaram o ano canônico do noviciado (2009-2010) emitirão sua Primeira Profissão Religiosa.

Lema: "Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim não podeis fazer nada" (Jo 15, 5).

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O SENTIDO E O SIGNIFICADO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO

Frei Régis G. Ribeiro Daher




Mais do que desvendar o caráter histórico das Chagas de São Francisco, importa refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre este fato. O que significa a expressão de Celano "levava a cruz enraizada em seu coração"? O que isso significou para o próprio Francisco? Há um significado para nós hoje, naquilo que com ele ocorreu?



Um erro comum é o de ver São Francisco como uma figura acabada, pronta, sem olhar para a caminhada que ele fez até chegar à semelhança perfeita (configuração) com o Cristo. O que ocorreu no Monte Alverne é o cume de toda uma vida, de uma busca incessante de Francisco em "seguir as pegadas de Jesus Cristo". Francisco lançou-se numa aventura, sem tréguas, na qual deu tudo de si: a vontade, a inteligência e o amor. As chagas significam que Deus é Senhor de sua vida. Deus encontrou nele a plena abertura e a máxima liberdade para sua presença.

domingo, 12 de setembro de 2010

A dor da perda de um irmão


O banquete esta posto.
Os olhares percorrem desoladamente.
O que deveria ser um momento de alegria,
Transformou-se no último momento de despedida.

A dor é maior que a fome.
O vazio é sentido no intimo do ser.
Lentamente vai passando os segundo finais.
O silêncio demonstra a indignação perante a atrocidade cometida.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Grito dos Excluídos leva milhares às ruas


Neste ano, atividade aconteceu em conjunto com a campanha do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra 
No Dia da Independência, 7 de setembro, entidades dos movimentos social e sindical saíram às ruas para participar da 16ª edição do Grito dos Excluídos. O tema escolhido para este ano foi “A vida em primeiro lugar, onde estão os seus direitos”.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Grito dos Excluídos 2010

Os que acreditam, incentivam e animam o Grito dos/as Excluídos/as! Os que acreditam que só com muita organização, união e ações coletivas venceremos!
Mais um ano. Vamos às ruas, vamos levantar nossas bandeiras, gritar no dia 07 de setembro-“Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. Vida em Primeiro lugar.

A 16ª edição do Grito será marcada por duas forças motrizes: a vida e os direitos, por um lado, e a participação no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, por outro. De uma parte, destacou-se a violência que vem exterminando a juventude brasileira, tirando a inocências das crianças e mutilando as mulheres; a Campanha da Fraternidade deste ano; o processo eleitoral, centrando a discussão em critérios éticos para a construção de uma democracia popular.

A parábola dos javalis

Sexta feira, 03 de setembro de 2010Vivemos num mundo de muita insegurança.O lamentável em tudo isso que a pessoa humana continua coloca medo nos seus irmãos e irmãs. Mesmo que busquemos relativa segurança em cercas elétricas, vigias, cães, alarmes,... necessitamos encontrar em Deus a proteção absoluta. Repasso esta parábola, que recebi, sem identificação do escritor.

“Torno a falar-lhes por parábolas: diz que, com o perdão do trocadilho, o bicho pegou na floresta. Os macacos apareceram apavorados dizendo que uma manada de javalis estava a caminho. O desespero se espalhou rapidamente, os perus do mato fizeram um barulhão, as pernas dos veados batiam umas nas outras, até a onça passou a roer as unhas nervosamente. Todos sabiam o poder destruidor de uma manada de javalis.

Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra

A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra pretende mobilizar a sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite as propriedades rurais em 35 módulos fiscais. No intuito de crescer a divulgação da campanha, a organização lançou um vídeo que pode ser conferido abaixo.

O plebiscito popular está marcado para ocorrer entre 1 e 7 de setembro em todo o país, organizado por diversas entidades dos movimentos sociais.

Assista ao vídeo de divulgação da campanha:


 


Mais Informações: http://www.limitedaterra.org.br

Fonte: Luana Bonone:
Disponivél em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=135794

Monografias.


Nos dias 26 e 27 de Agosto de 2010, os Freis da Vice-Província Brasil Oeste MT/RO, que estão estudando teologia em Porto Alegre - RS, na Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). 
Dia 26 de agosto - quinta-feira.
Hélio Gonçalves Meirelles: Padre Ezequiel Ramin. Mártir jesuânico do Reino de Deus.
Orientador: Luís Carlos Susin
Leitor: José Bernardi

Dia 27 de agosto - sexta-feira
8:00 (Sala Sepé Tiaraju)
Carlos Antônio Rodrigues da Silva: Luzes da perícope de Hebreus 5,1-10 para o sacerdócio ministerial hoje
Orientador: Arno Frelich
Leitor: Bruno Godofredo

Dia 27 de agosto - sexta-feira
10:00 (Sala São Francisco)
Luciano Souza Santos: A comensalidade eucarística numa perspectiva da solidariedade a partir de Jo 6
Orientadora: Maria Josete Rech
Leitor: Bruno Godofredo Glaab Glaab

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A missa, imagem do processo escatológico do mundo

Fomos acostumado por uma história de séculos, a ver e interpretar a missa sob enfoque de "sacrifício", de celebração memorial da Páscoa, de evento comunitário e de muitos outros aspectos, formulados e fundamentados no decorrer da história do discurso teológico. A todos eles, devemos acrescentar aquilo que podemos chamar de caráter escatológico da missa. Na missa se reflete o processo escatológico do mundo.

Voto Consciente


Pessoal, estamos em plena campanha eleitoral. Eis os "Dez mandamentos do Voto Consciente". Conheça-os e divulgue-os!
1º) Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas: simplesmente não vote nele(a)!