quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pós-noviços



Nos dias 16 a 18 de Julho participaram do encontro dos pós noviços do Rio Grande do Sul os freis Luciano, Hélio Meireles e Darlan. Foi um encontro de formação e de confraternização entre os pós noviços que estão estudando filosofia e teologia e os que estão em estágio. Além disso, foi comemorado os aniversariantes do 1° semestre.
Contudo, estava muito frio, como da para perceber nas fotos. Paz e bem.

Pós-Noviciado partilha e reflete a caminhada



Entre os dias 16 a 18 de julho ocorre, na pousada dos capuchinhos em Vila Flores, o encontro de inverno dos frades pós-noviços.
Este tem como objetivo a convivência fraterna, a partilha de vida e o estudo de assuntos pertinentes a etapa formativa do pós-noviciado.

Na sexta-feira, 16, o grupo reflete o tema: Nossas obras sociais sob a luz de São Francisco de Assis, tendo como assessor Frei Doraci Tartari.
No sábado, 17, a reflexão parte do documento para o pós-noviciado de 2004 e da carta do ministro geral “Reacendamos a chama do carisma” de 2208. Nesse momento os freis aprofundarão questões pontualizadas no estudo prévio realizado nas casas formativas. Ainda, haverá um espaço de partilha da caminhada, avaliação e encaminhamentos práticos do pós-noviciado.

O domingo, 18, está reservado para a vivência da fraternidade e a celebração da vida.
O encontro acontece num clima de total gratuidade, amizade e alegria, testemunhando o espírito fraterno-franciscano que nos reúne na construção de relações fraternas para a vida e a missão.
Paz e Bem.
escrito por por Frei Marcio Bachi.
postado no site: http://www.capuchinhosrs.org.br/index.php?ir=Noticias&action=ler&id_noticia=24958

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Presença dos pós-noviços no Capítulo da Vice Província do Brasil Oeste



Os pós-noviços frei José Francisco Gomes Batista e frei Jonas Scandiani Cáo, estão participando do capítulo eletivo da Vice Província Brasil Oeste, eles também estão representando os demais pós-nociços.

Vice-Provincia São Francisco de Assis têm novo governo


Após reunião Capitular é eleito novo governo da Vice-Província

No Terceito dia do Capítulo da Vice-Provincia São Francisco de Assis, após votação de todos os Capitulares, aconteceu a eleição do novo Governo Vice-Provincial.

O Novo Conselho ficou disposto da seguinte maneira:

Ministro Vice-Provincial -
Frei Constantino Deon
Vigario Vice-Provincial
Frei Eliseu Menegat

Primeiro Conselheiro - Frei Eliseu Menegat
Segundo Conselheiro - Frei Ari Felippi
Terceiro Conselheiro - Frei Hélio Aparecido dos Santos
Quarto Conselheiro - Frei Irineu Lucion

Rogamos que as Bênçãos de Deus iluminem a caminhada Vice-Provincial sob a direção deste novo Conselho eleito.

por Frei Reginaldo M. Casinato

Cuiabá: Prossegue o Capítulo da Vice-Provincia



Capitulares revisam projetos 2010 a 2013 e celebram os cinco Jubilados
O segundo dia do Capitulo da Vice-Provincia teve inicio com a oração do oficio divino. Seguiu-se a chamada dos capitulares e leitura da ata do dia anterior. Imediatamente, os capitulares seguiram para os grupos onde foi dado continuidade às discussões sobre os projetos para o triênio 2010-2013.

O MInistro Provincial Frei Alvaro Morés encaminhamentos as prévias da eleição do novo Conselho Vice-Provincial. E os s frei participantes do Capítulo retornaram aos grupos para aprovação dos projetos discutidos na parte da manhã. Terminada a aprovação dos sete projetos , foi aberta a discussão sobre a possível transferência da Sede Vice-Provincial de Cuiabá para Vilhena (RO). Porém os capitulares decidiram para um futuro breve retomar a discussão deste proejto

No final do dia os capitulares fizeram uma Celebração da Eucaristia, celebrando os cinco Frades Jubilados Frei Carlos Albino Zagonel (50 anos de vida Sacerdotal), Frei Manoel A. Baldissera (50 anos Vida Religiosa), Frei Eliseu Menegat (25 anos Vida Sacerdotal) e Freis José A. Mascarello, Alvaro Morés e Eliseu Aiolfi (25 anos Vida Religiosa).

A nóite os trabalhos foram retomados com os assuntos: Transferencia dos Estudos Teológicos dos pós-noviços da Vice-Provincia, de Porto Alegre para Cuiabá; Projeto de Integração de mídias e conteúdos com a Provincia Sagrado Coração de Jesus.

Tags: ,
por Frei Reginaldo M. Casinato